Na hora de montar uma cozinha bonita, sempre pensamos na estética e no estilo. Entretanto, compreender a importância do cano para a pia é um fator fundamental, principalmente para quem adora cozinhar ou usa esse local constantemente.
Para isso, uma série de fatores são considerados ao instalar uma pia de maneira que fique confortável e bonita. Para ajudar nessa missão, separamos um conteúdo completo para você descobrir como é a tubulação da pia da cozinha, acessórios adicionais e cuidados para o dia a dia. Continue a leitura e confira as nossas dicas!
Tópicos do artigo
ToggleCano para pia de cozinha: como é essa tubulação
A pia é instalada em um local com tubulação que escoa a água de sua residência ou comércio. Para isso, há um cano como saída de água na região inferior da pia e um de entrada de água na parte superior, onde é instalada uma válvula de controle de fluxo, ou seja, algum tipo de torneira.
Essa é a tubulação base onde a pia da cozinha é instalada. Ao encaixar esse móvel entre os canos, uma cuba é adicionada — ela pode ser de pedra ou alumínio com uma abertura para o sifão. Assim, o tubo de conexão (sifão) é adicionado conforme a sua preferência ou a estrutura do ambiente, seja por sistema de rosca ou de solda.
O ideal é que todo esse sistema seja feito com um material resistente para evitar problemas futuros. Além disso, o tamanho deve ser coerente com as necessidades, uma vez que essa é a tubulação que recebe alguns resíduos de comida e gordura.
Com os materiais, os tamanhos e os tipos adequados, essa instalação tem alta durabilidade e é funcional por um longo período em sua residência, precisando de poucas manutenções/revisões. Vale lembrar que também é muito importante ser cuidadoso para evitar danos ou problemas com a tubulação da pia!
Altura da pia da cozinha: medidas padrões no Brasil
Como dito antes, a pia da cozinha é instalada entre dois canos: um para a entrada e um para a saída de água. Para encaixá-la de maneira correta, é fundamental analisar a altura que o furo do sifão será feito na pia. Além disso, existe um padrão nacional da altura da pia de cozinha que varia entre 85 cm a 95 cm.
A faixa de altura é baseada conforme a estatura média dos brasileiros, buscando fornecer o maior conforto e facilidade para o dia a dia. No entanto, essa característica pode ser adaptada para a sua preferência, ou seja, é possível encontrar pias de tamanhos menores ou maiores no mercado nacional.
Quais equipamentos adicionar na pia?
Para complementar a sua pia, é importante também adicionar alguns equipamentos que auxiliem o funcionamento no dia a dia. Afinal, detritos, excesso de gordura, oscilações térmicas e outros fatores podem gerar problemas na estrutura da sua pia, sifão e tubulação.
A orientação inicial é considerar o material para saber se pode ou não jogar água quente em sua pia. Além disso, instale o sifão analisando a pressão que sofrerá, ou seja, a força da vazão de água e o diâmetro da saída. Muitos produtos hidráulicos conseguem regular a pressão e a intensidade do fluxo de água da sua torneira. Outros equipamentos presentes na pia são:
- Cuba: disponível em diferentes formatos, cores, tamanhos e materiais, esse item tem alta funcionalidade para compor uma pia completa e confortável para o uso. Encontre um modelo que tenha uma válvula de escoamento que retém excessos de detritos e tenha as dimensões adequadas com o seu móvel;
- Trituradores: uma alternativa é a instalação de trituradores, moendo resíduos orgânicos. Esse sistema de descarte é recomendado para lixos orgânicos e aparelhos conectados com a rede de esgoto. Seu acionamento ocorre por meio de botão e pode ser encontrado em diferentes modelos para a sua pia;
- Peneira para pia: quando a saída de água da pia não conta com retenção de detritos, usa-se uma peneira para pia para auxiliar o escoamento da água sem gerar riscos de entupir o sifão ou o encanamento.
Como prevenir problemas no encanamento da cozinha?
Após instalar a pia, mantenha alguns cuidados para evitar problemas no sifão ou no encanamento. Assim, entre as ressalvas importantes, está: nunca jogue óleo no ralo da pia. Esse problema é comum, causando impedimentos na passagem da água pelos canos.
Outro ponto é evitar os descartes de resíduos na pia, ou seja, não jogue restos de alimentos ou objetos pequenos. Com esse cuidado, você consegue prevenir essa estrutura de danos.
Gostou do conteúdo? Na Modelar, você encontra uma série de textos sobre pias, torneiras e chuveiros. Assim, você descobre como montar um ambiente confortável para o seu dia a dia. Continue explorando o blog e confira os artigos sobre como escolher um chuveiro para o verão e a evolução das torneiras!