Você já parou para pensar na importância de ter água limpa e pura na sua casa? A torneira de filtro ou o purificador da torneira é um aliado indispensável para garantir a qualidade da água que consumimos no dia a dia.
Mas, como qualquer outro equipamento, ele precisa de manutenção, e isso inclui saber quando é a hora de trocar o purificador ou seus componentes.
Se você está em dúvida sobre o momento certo de fazer essa troca, não se preocupe. No blog da Modelar, vamos explicar tudo o que você precisa saber para manter seu purificador funcionando perfeitamente e garantir que a água da sua torneira continue saudável e segura.
Tópicos do artigo
TogglePor que trocar o purificador é tão importante?
Pense no purificador de água como um escudo protetor entre você e todas as impurezas que podem estar na água. Ele segura partículas, cloro, bactérias e outras coisinhas indesejáveis que ninguém quer beber. Mas, com o tempo, esse escudo vai ficando sobrecarregado, perdendo a força e qualidade.
Se você demora para trocar o purificador ou o refil do filtro, é como se estivesse usando um guarda-chuva furado na chuva; ele até tenta proteger, mas não faz mais o trabalho direito. E pior: um filtro vencido pode virar um verdadeiro criadouro de sujeira, colocando sua saúde em risco.
Então, nada de adiar essa troca! Manter o purificador em dia é garantir que a água que você e sua família bebem continue sempre limpa, segura e livre de impurezas.
Sinais de que está na hora de trocar o purificador
Nem sempre é fácil identificar o momento certo de trocar o purificador, mas alguns sinais são bem claros. Fique atento se:
- A água está com gosto ou cheiro estranho;
- O fluxo de água diminuiu;
- O purificador está além do prazo recomendado.
Além desses sinais, é importante seguir as orientações do fabricante e realizar manutenções preventivas regularmente.
De quanto em quanto tempo trocar o purificador?
A troca do purificador ou do refil do filtro depende do modelo e da qualidade da água que chega até ele. No geral, os fabricantes recomendam substituir a cada 6 a 12 meses ou depois de filtrar um determinado volume de água; essa informação costuma estar no manual do produto.
Se a água da sua região tem muitos sedimentos ou um alto teor de cloro, o filtro pode saturar mais rápido, exigindo trocas mais frequentes. Por isso, fique de olho! Verifique regularmente o estado do filtro e siga as orientações do fabricante para garantir sempre água limpa e segura.
Aproveite e confira o nosso texto sobre: torneira gourmet e suas características!
Como fazer a troca do purificador?
Trocar o purificador ou o refil do filtro é uma tarefa simples e que você pode fazer sozinho em casa, seguindo algumas etapas básicas:
- Leia o manual do purificador: confira as instruções do fabricante para garantir que você está realizando o procedimento corretamente;
- Desligue o sistema de água: certifique-se de que a água está fechada antes de retirar o purificador ou o refil.
- Remova o filtro antigo: siga as orientações do manual para retirar o filtro usado;
- Instale o novo filtro: encaixe o refil novo no lugar correto, garantindo que ele esteja bem ajustado;
- Deixe a água correr: após a instalação, deixe a água passar pelo filtro por alguns minutos antes de consumi-la. Isso ajuda a limpar o sistema e ativar o novo filtro.
Se você tem dúvidas ou sente dificuldade no processo, também pode contar com profissionais especializados para realizar a troca de forma segura.
Como prolongar a vida útil do purificador
Manter o purificador em boas condições precisa de alguns cuidados específicos para garantir que ele funcione sempre com eficiência e tenha uma vida útil maior. Algumas dicas simples incluem:

- Limpe o equipamento regularmente: além de trocar o filtro, é importante higienizar o purificador para evitar o acúmulo de sujeira e bactérias;
- Use água dentro das especificações do produto: respeite os limites de pressão e qualidade da água indicados no manual;
- Evite usar água muito quente: a compatibilidade desse item com água quente é necessária se for usá-la; caso contrário, pode danificar a torneira com filtro;
- Monitore o consumo de água: se o uso for intenso, o filtro pode se desgastar mais rapidamente, exigindo trocas antecipadas.
Posso usar o mesmo refil por mais tempo do que o recomendado?
Não é o mais recomendado! Mesmo que a água pareça limpinha, o filtro pode já estar saturado e sem eficiência para reter impurezas.
Ou seja, você pode estar bebendo uma água que não está tão pura quanto pensa. Melhor seguir as recomendações e trocar o refil no prazo certo para garantir sempre a melhor qualidade da água.
Todos os purificadores funcionam do mesmo jeito?
Existem modelos que filtram somente sujeiras e sedimentos, enquanto outros vão além, eliminando bactérias, cloro e até odores indesejáveis. O segredo é conferir as especificações do seu purificador para saber exatamente o nível de proteção que ele oferece.
É melhor trocar o refil ou todo o purificador?
Na maioria dos casos, trocar apenas o refil é suficiente. No entanto, se o equipamento estiver muito desgastado, pode ser necessário substituir o purificador completo.
Dessa maneira, trocar o purificador de água da torneira no momento certo é uma forma de manter a saúde e o bem-estar da sua família. Fique de olho nos sinais de desgaste e siga as orientações do fabricante para manter seu equipamento funcionando perfeitamente.
Com esses cuidados, você pode ter a certeza de que a água da sua torneira estará sempre pura, fresca e pronta para ser consumida.
Gostou do conteúdo? Na Modelar, você encontra uma série de textos feitos para facilitar a sua rotina com os cuidados com a hidráulica de sua residência. Continue navegando em nosso blog e confira textos sobre como limpar plástico ABS e metal inox, além de tipos de torneiras.